quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Introdução

O primeiro post vai ser basicamente para fazermos uma pequena introdução ao blog, ao que pretendemos com ele e o que nele irá constar.

Este blog irá ser um aliado precioso na divulgação, esquematização e abordagem do nosso projecto para a disciplina de A.P. e para o nosso próprio auto-desenvolvimento enquanto alunas e pessoas.

Perante os temas que nos foram apresentados: " Orientação Vocacional " e " Ambiente ", ainda pensámos no primeiro, mas ao mesmo tempo pensámos que, com a informação que se consegue obter hoje em dia, talvez não seria um tema tão motivador e interessante. Mas também nao queriamos fugir muito dos parâmetros. Então pensámos: porque não abordar o outro lado de uma carreira de sucesso? Ou então, o motivo de muitos dos precalços de uma carreira? Por outras palavras porque nao abordar o desemprego como uma realidade bem presente nos nossos dias, com que, infelizmente mas muito provavelmente também, muitos de nós irão ter de lidar mais cedo ou mais tarde? Afinal, se quisermos ter uma dita "carreira", temos de estar a par de um problema que afecta tanta gente, porque, não podemos de maneira nenhuma ser arrogantes ao ponto de pensar que isso nunca nos vai tocar a nós. Sim, pensamos ser um tema com potencial. E assim ficou: o tema que iremos abordar, aprofundar, estudar e analisar durante um ano vai ser " O Desemprego ", toda a sua contextualização, distribuição geográfica, situação em Portugal ( e a nível distrital, posteriormente ), razões do aumento do desemprego e consequências a nível económico e pessoal. Pretendemos também entrar em contacto com instituições empresariais, de apoio aos desempregados, etc. O nosso grande desafio é tentar perceber o porquê de tanta descrepância entre empregados e desempregados, de que maneira é que isto nos poderá vir a afectar directa ou indirectamente, perceber toda uma contextualização histórica do emprego de pessoas e fazer com que o público esteja a par do nosso projecto e que esteja presente na apresentação final encare o desemprego de uma maneira diferente, numa prespectiva mais objectiva e factual.

É ou não é um tema tão ou mais interessante do que ter apenas a noção de mais meia dúzia de cursos que possivelmente nem nos dizem grande coisa?

Esperamos que sigam e apreciem o nosso trabalho tanto como nós nos iremos empenhar a realizá-lo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tamos tão lindas, meninas xD ahaho meu sonho era ter uma foto minha postada num blog x) *